sexta-feira, 24 de dezembro de 2010


Nesse dias de "festas",entra nos corações de muitos uma solidão terrível devido a indiferença de alguns. É o seu caso? Muitos festejam falsamente comunhão com pessoas q passam o ano se matando! Então,melhor estar sozinho(a) com Cristo q c muitos hipócritas!  Sabe que?Preparas um bom jantar para o Espírito Santo! Você decora a mesa(adoração) e o Espírito Santo traz a comida(pão fresco da revelação)!

Nosso Rei, Criador do Universo, ensinou Sua Humildade desde o nascimento - em uma estrebaria, por que não havia lugar p ele nos hotéis da cidade. Mas em meio a tanta humildade, a gloria de Deus se manifestou. Milhares de anjos cantaram "Gloria A Deus Nas Alturas! E Paz Na Terra Aos Homens!"

domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo de Deus


As coisas não precisam parecer que vão acontecer, ou necessitam de indícios e de todo "blá,blá, blá" humano. Quando tempo chega, DEUS apenas cumpri aquilo que já disse!
Eu tenho visto, que o Senhor cuida de mim, em todos os detalhes... quando não espero mais nada, quando tudo parece estar perdido, Deus vem e demonstrar mais uma vez o quanto me ama, e que cuida de mim em todo o tempo. 
Tem sido maravilhoso viver para Ti Jesus, é inexplicável o consolo em tempos de tristeza, o perdão quando fiz tudo errado, a paz em meio a tempestade, o amor sem limites, a alegria de poder estar contigo e Te adorar... é inexplicável! Decido confiar, esperar, e permanecer em Ti JESUS!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Uma nova criação!





“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação”. 


No nosso novo nascimento, Deus refaz nossas almas e nos dá o que precisamos, de novo. Novos olhos para que possamos ver pela fé. Uma nova mente para que possamos ter a mente de Cristo. Nova força para que não fiquemos cansados. Uma nova visão para que não percamos o ânimo. Uma nova voz para o louvor e novas mãos para o serviço. E, acima de tudo, um novo coração. Um coração que foi purificado por Cristo.

 Por Max Lucado




Sirvo ao DEUS que faz nova todas as coisas! Para isso só basta querermos e acreditarmos que Ele é poderoso para transformar... Eu creio nisso!

domingo, 21 de novembro de 2010

Consolo que traz alívio!


"Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma."

Salmo 94.19


As vezes as circunstâncias que nos envolvem nos afligem de tal maneira, que todo o nossa ser sente. Nosso corpo fica inquieto, o coração acelerado, nossos pensamento são como uma multidão de pessoas falando. Mas esse versículo fala "o Teu consolo trouxe alivio a minha alma". Somente o Senhor nos faz descansar verdadeiramente, é nele que esta a paz que excede todo o entendimento. É a paz que vem em momentos de guerra, de incertezas... quando todas as coisas parecem estar dando errado, mas temos uma certeza no nosso interior: Deus esta no controle, e mesmo não acontecendo o que eu espero, tudo irá se encaixar!


sábado, 20 de novembro de 2010

Você tem vivido para Deus?

Ao longo da nossa caminhada com Cristo alguns tribulações acabam por nos fazerem desanimar, mas para chegarmos até o fim, não podemos perder a unção que o Senhor nos da. Esses são alguns sinais de quando perdemos a unção:

Não tem prazer em evangelizar. Como é que a pessoa, sendo de Deus, não tem prazer em falar d’Ele? Por vezes, podem existir sentimentos de vergonha e timidez, porque não domina a língua correctamente e pensa que não sabe fazer-se entender. Se a pessoa não vence estes sentimentos, prova que ela perdeu a unção.
Não tem prazer em atender as pessoas. São aqueles que foram chamados para servir o povo, mas não têm prazer de o ouvir, porque se sentem incapazes de dar o conselho que o povo precisa.
Não tem visão de ser usado grandiosamente. Todo o ungido tem o desejo de ser “usado grandiosamente”, o que não significa título ou posição, mas sim, dispor-se para servir conforme a necessidade que a Obra de Deus exige. Se perder a unção perde a visão, como foi o caso de Sansão, pois, apesar de ser forte fisicamente foi limitado por ter perdido a visão quando perdeu a unção, por se ter rendido às emoções. 
Não tem revolta contra o diabo e os seus feitos. Estas pessoas mostram-se indiferentes e insensíveis ao sofrimento alheio e é quando o diabo deixa de ser inimigo. Para elas, é como se o diabo se tivesse convertido ou as portas do inferno estivessem fechadas.
Tem medo de desafios. Para elas, o simples torna-se difícil, sempre dá desculpas pois não vê os desafios como oportunidades. Ela não se sente segura na batalha; mudança de Igreja, mais responsabilidades, novo idioma, distante da família e tem medo de sair da zona confortável.
Não se submete às autoridades. Sejam estas autoridades eclesiásticas ou não eclesiásticas. Se uma ordem é dada e caso não comprometa a minha fé em Cristo, devo obedecer.
O orgulho. Deus é humilde. A essência de Deus é a Humildade e todos os Seus servos são humildes. O orgulhoso só quer ensinar, mas o humilde quer praticar.
Passa a ter projectos pessoais. A pessoa fica preocupada com o seu futuro e da sua família. Ela quer sentir-se segura tendo bens, como uma casa, por exemplo. Nós passamos por lutas porque Deus tem que estar em evidência. Nós não temos nada mas, ao mesmo tempo, temos tudo; tudo o que é nosso é de Deus e o que é de Deus é nosso.
Considera-se insubstituível. Ninguém é insubstituível, por mais que tenha habilidades, capacidades, condições, méritos, sempre existe alguém para substituí-la. Moisés foi substituído por Josué, Eli por Elias, Elias por Eliseu. Somente a unção é insubstituível.
 Acha que merece ser reconhecido e bem remunerado. Ele acha que a Igreja tem que reconhecer o seu trabalho. Nunca está satisfeito e sempre fica à espera de méritos. Aqueles que esperam méritos dos homens não terão a recompensa de Deus. A unção não se impõe, mas revela-se.




Dísponivel em: http://aprendemoscompartilhandoexp.blogspot.com/2010/10/sinais-de-que-voce-perdeu-uncao.html

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Pois não há DEUS que possa salvar como este"

Daniel 3:4-30

O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, então mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei tinha levantado. E ordenou que quando ouvissem uma musica todos deveriam prostrassem perante a estátua. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Mas chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus, de não se prostrarem perante a estátua. Falaram assim:.
"Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste."(v. 12)

O rei ficou muito irado, e os chamou perguntando: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som [...] espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (v. 14,15)

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: "Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (v. 16-18)

 O rei cheio de furor, ordenou que aquecessem a fornalha sete vezes mais, então os jovens foram atados e lançados no fogo ardente, e os homens que carregavam eles para a fornalha morreram, de tão quente que estava a fornalha.


"Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus." (v. 24,25)

Então o rei chamou os, e todos  "viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfémia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia." (v. 27-30)



Os moços judeus deram não só um passo de fé, mas foram fieis ao Senhor, mesmo sendo ameaçados de morte. Mesmo com todos contra eles, escolheram não se curvarem perante outro deus, e nem ao menos se esconderam!
Decidiram confiar na aliança que tinham com o Senhor e entregaram suas vidas nas mãos de DEUS, seja para morrer ou para viver. Pois ele criam que havia um único Deus digno de ser louvado e adorado.
Quando esquecemos de nos, quando nosso alvo é ver o nome do Senhor ser exaltado, o nome do Senhor é exaltado e todos vêem que não há outro Deus que possa salvar como o nosso Deus!
Mas enquanto acharmos que tenho direito a algo... bom o nome de Deus não é glorificado.
Sadraque, Mesaque e Abednego eram cativos na Babilónia, estavam longe de suas família, de suas casas, seus nomes foram mudados e muitos eram contra eles (visto que os caldeus denunciaram eles). 
E tudo parecia estar dando errado! Será que eles pensaram: "poxa Deus, você poderia ter feito ninguém ver que não nos prostramos. Foi por que não queríamos desonra-lo Senhor". Ao invés disso, mesmo quando foram interrogados, proclamaram sua fé em Deus. 
E foram jogados na fornalha! Só que 07 vezes mais quente!

Mas o quarto homem foi em defesa dos seus! E além de ele saírem ilesos, o nome do SENHOR foi exaltado sobre todas as nações! 
Penso que a nossa fé e compromisso com Deus deve fazer com que o nome do Senhor seja exaltado, nossa fé não deve ser guardada apenas no coração, mas ser exercida aonde estivermos.

Qual tem sido o decreto sobre nossas vidas que tenta nos fazer adorar a outros deuses?


Amo o livro de Daniel, com certeza é o favorito da bíblia, por mostrar como vencer em meio a circunstâncias duvidosas. Deus me deu parte dessa palavra a uns 4 meses a traz,  em um tempo onde eu tinha dúvidas de que realmente sairia ilesa da fornalha. E ainda estou aqui! Sei que  em um tempo oportuno o nome do Senhor será exaltado quanto as coisas que tenho vivido, pois realmente não há Deus que possa salvar como este. 


"...contigo vou viver eternamente Senhor"

sexta-feira, 12 de novembro de 2010



Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." 


Decidimos confiar em Ti SENHOR! 

 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

É uma questão de fé...


Sem muita inspiração para escrever, então encontrei uma canção que me tocou:


Qual será o segredo de Sansão?
De onde vinha sua força?
E o que você me diz de Josué,
Que conseguiu fazer o sol parar?
Como pode aparecer o Quarto Homem,
Se pra dentro da fornalha, apenas três 
o rei lançou para morrer?
Se você fosse Abraão, eu lhe pergunto:
"Levaria o seu filho em holocausto para oferecer?"
 
E quem ainda não ouviu falar de Jó,
Que em meio a tantas lutas esperou 
com paciência no Senhor?
E de um jovem pequenino e corajoso,
Que com apenas uma pedra numa funda, um gigante derrotou?
É difícil imaginar como Israel gritou tão alto,
E pôs abaixo a muralha que cercava a Jericó,
E quando Sara achou que estava tudo acabado,
Deus tocou em sua madre e ela pode um filho, então, gerar...
 
É uma questão de fé,
Pois, nenhum desses é melhor do que você,
É uma questão de fé,
O mesmo Deus de ontem, te contempla e te vê,
É uma questão de fé,
Agora é a sua vez, chegou a hora,
Ninguém pode impedir...
[...]

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Não basta dizermos que amamos Jesus...



"A nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início da nossa salvação. Nascemos de novo para crescermos de novo. Precisamos crescer até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Jesus é o nosso padrão de crescimento. Para sabermos o quanto já crescemos, basta sabermos o quanto parecemos com Jesus. Não basta dizermos que amamos Jesus, mas sim amarmos como Jesus amou, perdoarmos aos outros com Ele perdoou, relacionarmo-nos com o Pai como Ele se relacionou, obedecermos a Deus como Ele obedeceu, entregarmo-nos em favor dos outros como Ele se entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos do mundo como Ele se desapegou, profetizarmos ao mundo como Ele profetizou, andarmos nessa terra como Ele andou."
(Por Gustavo Bessa)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A minha porção é o SENHOR!

 
"Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança."
Lamentações 3.24



Perder a esperança é a pior coisa que pode acontecer a um cristão. Perdê-la é estar em desespero e, assim, deixarmos a angústia, o desânimo e a tristeza entrarem nos nossos corações. Jeremias nos ensina que os nossos sentimentos não podem controlar nossa fé. “Digo a mim mesmo” é um exemplo seguido por nossos irmãos perseguidos que, tantas vezes, em meio às circunstâncias, têm motivos para se desesperar. Mas eles não o fazem. Eles permanecem firmes na fé, cheios de esperança, porque o Senhor é a sua porção. Façamos do Senhor a nossa porção, pois, tendo a esperança nele, podemos descansar e permanecer inabaláveis!


(Por Missão Portas Abertas)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eu ainda acredito...




Parece que eu não sei por onde começar
São tantos pensamento que eu me sinto perdida
E existem muitas questões dentro de mim que estão me embaraçando
E as respostas parecem não existirem
Ou eu apenas não consigo velas
Mas em meio a tanta confusão, eu posso ver o SENHOR preparar o meu coração
E a sua graça caindo como a chuva
Limpando o meu coração e velando a minha dor
Só existe um lugar para onde eu posso correr
Que são os braços do SENHOR
Onde eu entrego minhas falhas, dores e expectativas
Então, em meio ao quebrantamento eu vejo que era a sua vontade para minha vida

Ajuda Deus, a saber que estou andando no caminho certo, ajuda a ver que estás perto de mim
Por que eu ainda acredito em sua fidelidade
Por que eu ainda acredito em sua verdade
Por que ainda acredito na suas promessas
Mesmo quando eu não vejo, eu acredito


O caminho tem sido longo e cheios de pedras
E as coisas que estavam tão certas, hoje são incertas e me trazem angustia
Mas eu ainda creio que a Sua vontade é o melhor para mim
Eu ainda quero permanecer fiel ao que o Senhor colocou em meu coração
E quem sabe, isso será apenas um tempo de prepar
Então, irei esperar...



"Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido." ICo 13:12

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Existe um caminho de renúncia para alcançarmos o sonho de DEUS

Daniel 1:1-21



Daniel, Misael, Azarias e Hananias foram levados cativos para Babilônia, pois o rei queria formar um grupo de homens sábios e fortes para lhe servirem em seu governo. Durante três anos o rei ordenou que fossem tratados com as mais finas iguarias e bebidas e que lhes fossem ensinados a cultura e a língua dos caldeus. Porém, Daniel decidiu não se contaminar com as iguarias do rei e nem com o vinho. Isso não era permitido, o rei deu uma ordem de como as coisas deveriam ocorrer. Mas quando agimos conforme a vontade do SENHOR, Ele nos abençoe e vai à frente, e Daniel obedeceu. A bíblia fala que DEUS concedeu misericórdia e compreensão da parte do chefe dos Eunucos perante Daniel, e ele aceitou com que Daniel e os outros se guardassem. E depois tiveram que passar pelo cozinheiro chefe, que não queria dar outro tipo de comida a eles, por ter medo de sofrer alguma retaliação por parte do rei, se os jovens fossem achados mais fracos. Então, Daniel fez um prova com o cozinheiro, e no final de dez dias Daniel e seus companheiros tinha aparência melhor do que dos demais jovens.

Daniel, Misael, Azarias e Hananias durante três anos só comiam legumes e bebiam água. Eu pensei agora, que além de estarem em uma terra distante, os jovens faziam jejum de tantas coisas, só para não se contaminarem.
Daniel poderia ter pensado, poxa DEUS eu já estou aqui, cativo na Babilônia, ainda tenho que abrir mão dessas comidas deliciosas, isso é injusto! Eu deveria ser recompensado de alguma forma por servir ao SENHOR em adversidade. A decisão de não se contaminar com as coisas que não são de DEUS é morte, é renuncia ao prazer, é Cristo ser o primeiro e nada mais importar.

Se Cristo me completa, por que preciso comer tanto? Se Cristo me completa, por que preciso assistir televisão, filmes? Se Cristo me completa, por que preciso de conversas fúteis ou falar mal das pessoas? Se Cristo é tudo em mim, por que não consigo morrer para as coisas que quero? Cristo morreu! E morreu para me salvar, para o pecado não poder me prender hoje... Foi por amor a mim, e não a si mesmo... e foi por decisão e não por que foi empurrado a isso. Ele veio com esse propósito!



Então, qual é meu propósito aqui? Qual é a renuncia, ou melhor, o caminho de renuncia que preciso trilhar para cumprir o propósito que nasceu no coração de DEUS?

Por causa da sua renuncia, Daniel e os outros “Em toda a matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes, mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” (Daniel 1:20)

Penso que quando eles saíram de Israel não tinham em mente o que o SENHOR iria fazer, mas a sua renuncia os levou a passarem a assistir diante do rei, vendo que não havia outros como eles. Todos querem lugares de prestigio, mas todos queremos também morrer para chegar a este lugar? Penso que não. Todo dia é tempo de dizer sim a DEUS e não a nos mesmos, irão existir dias em que eu não vou querer dizer não a mim, mas eu quero que a cada dia mais os “sim” para DEUS sejam em maior numero do que os “não”.




“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Proverbios 16:9



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Compromisso, Sim!

Namoro Não!


A palavra “namorar” significa “cortejar”, “galantear”, “ficar encantado”, e também “desejar”, “possuir”, “cobiçar”.
No conceito do mundo hoje é bem sabido que namorar é desenvolver um relacionamento de intimidade sexual, sem qualquer tipo de compromisso, sem nenhuma preocupação com a pessoa em si, mas com aquilo que ela pode dar de prazer. Alguns podem questionar, mas essa é a verdade. A prova é a curtíssima duração dos relacionamentos, ou seja, até o ponto que podem trazer alguma vantagem.
Para alguém que tem a natureza de Cristo em si mesmo, essa postura não se aplica de forma alguma. Um discípulo não procura alguém para namorar ou namoricar, mas para ser seu cônjuge. Este termo deve ser completamente banido do nosso meio!

O Espírito
Antes, porém, de falarmos sobre sentimentos, emoções e cobiça da carne, temos que falar sobre espírito. Somos formados espírito, alma e corpo. E, como tudo o que Deus faz é nessa seqüência, de dentro para fora, vamos falar primeiramente do espírito.
Quem não recebe a compreensão do Espírito de Deus, não consegue, de forma alguma, andar de acordo com a Sua vontade. Não vivemos debaixo de lei. Paulo diz em Cl.2:20–23 que toda ordenança não tem valor algum contra a sensualidade!

Religião? Já era!
Proibição faz parte de religião. E nós já fomos libertos dela! Somos livres. Jesus veio para nos libertar de todo jugo de religiosidade, de regras, leis, mandamentos de homens. Ele veio escrever as leis em nossos corações (Jr.31:33). Quem não passa por esse mistério jamais pode viver o padrão da palavra de Deus.
Muitos jovens entram para a igreja “clube social”, ou seja, um lugar onde podem ter amizades, relacionamentos com pessoas que gostam, enfim, a sua turma. Tais pessoas não têm forças para encarar os conflitos da sua própria alma. Vivem em constantes conflitos não resolvidos. Não fazem certas coisas porque se sentem proibidos, vigiados, estão debaixo do “não pode”, “minha religião não permite”, “meu líder não deixa”, “meu pastor vai me ver aqui”, etc.

Ser Livre é Poder Escolher
Hoje todo o sistema maligno que nos cerca vem com uma pressão enorme que contraria completamente os padrões de Deus. O Diabo quer nos fazer pensar que não é possível viver o padrão da Sua palavra. As pessoas ao nosso redor, as imagens e sons que nos cercam, os ensinos humanistas que tentam nos impor, tudo consiste em: “faça tudo o que você tiver vontade”, “viva o prazer”, “viva o aqui e agora”, “aproveite a vida”, etc. Quando alguém se diferencia, passa a ser motivo de riso e zombaria, tudo porque se destaca recusando-se a viver o que todo mundo vive. As pessoas são influenciadas pela maioria. Mas no reino de Deus uma minoria se destaca no meio de uma maioria que quer ditar as regras de conduta. Essa maioria (por enquanto) pressiona de todos os meios para que a multidão faça sempre as mesmas coisas. É o caminho largo, a porta espaçosa que Jesus Se referiu. A multidão frenética empurra todos a que façam aquilo que agrada a carne e ao Diabo.
Essa multidão influenciável é aquela que ainda não nasceu do espírito. Não tem a vontade de Deus dentro de si. Só tem uma vontade, a sua própria. O Diabo roubou o livre arbítrio e passou a manipular a humanidade. Aquilo que as pessoas pensam que é liberdade é, na verdade, escravidão. O escravo é aquele que não tem escolha, que faz o que é mandado. Os que não nasceram do espírito não tem escolha, fazem o que todo mundo faz, são totalmente influenciados pelo sistema dominado por Satanás. Mas eles pensam que é só isso, que não tem outro caminho, que não há opção.
Deus, porém, quer restituir o poder de escolha. Só Jesus é que pode restaurar e devolver o poder de decisão. Ele quer nos dar revelação da Sua vontade, do Seu projeto original, do Seu plano tremendo para toda a humanidade.

É Preciso Nascer de Novo
Jesus disse a Nicodemos: “é preciso nascer de novo” (Jo.3). É nascer do espírito. Jesus falou em nascer da água e do espírito. A água fala de purificação, que vem pelo arrependimento. Essa atitude atrai a presença do Espírito Santo em nosso espírito para que a natureza de Deus Se manifeste em nós. O que precisamos é uma mudança de natureza. É deixar a natureza humana, carnal, e receber a natureza divina. Pedro diz que fomos regenerados pela palavra de Deus, que é eterna (I Pe.1:23). É ela que nos dá a vida eterna. A natureza de Deus em nós é o primeiro passo para andar na Sua vontade. Do contrário é remar contra a maré. Viver na prática do pecado é sinal de que não houve novo nascimento (I Jo.3:8,9).
O novo nascimento é um mistério, assim como o vento (Jo.3:8). O vento é também símbolo do Espírito Santo. É Ele quem promove. É algo sobrenatural. Nossa parte é morrer, é arrependimento, é uma volta para Ele.
Sem resolvermos o problema na raiz não podemos tratar das conseqüências. É a causa o alvo da nossa atenção. A quem você está querendo agradar? A homens ou a Deus? Por que você faz o que faz? Você age por convicção ou faz porque os outros fazem? Você está na igreja porque aqui estão seus amigos e tenta dar uma impressão de convertido só para não perdê-los? Se todos desistissem, você continuaria firme na fé? A mesma atitude de alguém no mundo pode ser a de alguém na igreja. Faz, não por convicção, por mudança de natureza, mas porque a maioria faz. É tempo e nascer de novo, experimentar uma mudança de dentro para fora. Amém!

A Alma
A alma é a sede das nossas emoções, vontades, sentimentos e desejos. É o estágio intermediário. Interpõe-se entre o espírito e a carne (corpo). O nosso grande desafio é permitir que o Espírito flua através de nós para que sejamos bênção na vida de outros. A alma é o meio pelo qual as virtudes de Deus podem fluir. Se ela está bloqueada, não podemos ver esse fluir.
Jesus disse que o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt.26:41). Quando a Bíblia fala de carne, não está falando apenas de corpo, mas de alma e corpo, porquanto a carne segue os comandos da alma, da mente, das vontades. É na alma que o nosso inimigo investiu durante o tempo em que vivíamos na carne, ou seja, quando ainda não tínhamos nascido de novo. Nela ele formou fortalezas e feridas. A santificação nada mais é do que o processo de cura e libertação da alma. Quanto mais curados e libertos, mais fluiremos na unção e na conquista.
Assim, podemos entender que se a alma é afetada, bloqueada, travada, não podemos andar no propósito de Deus. O inimigo tenta de todas as formas impedir que sejamos livres na alma. Por isso existem muitos “crentes” que não conquistam, que estão sempre do mesmo jeito, sem ânimo, sem alegria, sem crescimento espiritual.

O sentimento
Nos jovens, principalmente, o Diabo tenta afetar a área do sentimento. O sentimento sempre surge na alma. Então é próprio de todo ser humano. Somos formados por Deus com uma alma, ou seja, uma personalidade, que tem suas preferências, gostos, emoções! O sentimento em si é próprio de todos, e não há nada de errado nisso. Diríamos que é algo neutro enquanto apenas sentimento. O problema está em como vamos lidar com o sentimento. Todos estão sujeitos aos mais diversos tipos de sentimentos. É natural que sejamos atraídos pelo sexo oposto. Na adolescência e na juventude principalmente os sentimentos afloram, pois é o período em que o corpo e as emoções reagem aos estímulos externos nessa área.
Acontece que o humanismo tem sua filosofia hedonista, que ensina que o ser humano deve viver para o seu prazer. Ele não deve lhe negar nenhum prazer, nenhuma vontade. Coloca o homem como o centro de tudo, desconsiderando completamente a vontade de Deus. A nossa alma é por natureza hedonista, egoísta, ególatra, porque é corrompida. Ela nunca vai se converter. Por isso é que ela precisa morrer. Jesus disse que, para sermos discípulos, devemos tomar a cruz, que significa fazer morrer a nossa própria vontade para então nos apropriamos da vontade de Deus.
A vontade do homem é uma e a de Deus é outra. Os caminhos dEle não são os nossos e os pensamentos dEle também não (Is.55:8,9). Aquele que nasce do Espírito, não está mais voltado para satisfazer suas vontades, mas a vontade de Deus. É uma renúncia, uma rendição por saber que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm.12:1,2). Sem esta certeza ninguém vai se submeter à vontade de Deus. Por isso que o justo vive por fé. Se esperarmos primeiro acontecer para então obedecermos, não vamos experimentar, porque só experimentamos se decidirmos viver na vontade dEle.
O problema é que os sentimentos são fortes demais. As emoções exercem uma influência muito grande sobre todos nós. Não podemos negá-las, mas podemos subjugá-las quando não são convenientes e quando não se associam com os princípios de Deus. O sentimento é do homem, o Espírito é de Deus. Isso quer dizer que Deus não aprova sentimentos? De maneira nenhuma, porém, nem todo sentimento concorda com o que a palavra diz. Na verdade devemos entender que o sentimento é secundário ao Espírito. Assim, sentimento nunca deve ser a condição única a ser considerada para firmar um compromisso. Quando surge o sentimento ele deve ser levado ao altar de Deus para que Ele dê a resposta se deve ser levado adiante ou não. Assim coloca-se a vontade do Espírito em primeiro lugar e não o da alma.

A paixão e o encantamento
Tem ocasiões em que o sentimento se torna doentio. É uma paixão ou encantamento. Paixão significa “sentimento forte como o amor, o ódio”. Assim nem sempre será algo positivo. É um sentimento forte! O encantamento já significa “sedução”, “feitiçaria”, algo sobrenatural! Existem espíritos de encantamentos que agem na alma das pessoas. São prisões na alma, fortalezas habitadas pelo inimigo para trazer argumentos nas vidas e impedir que sejam abençoadas. É preciso fazer cair essas fortalezas.
A paixão ou encantamento, que denuncia enfermidades e prisões da alma, tem suas raízes e causas. Certamente estão ligadas às carências, rejeição, ausência paterna e materna, lares desestruturados, falta de amor no lar, etc.
O rapaz é, principalmente, influenciado pela necessidade de auto-afirmação. Ele quer provar sua masculinidade, seu poder de sedução. Ele quer, de forma inconsciente, exercer domínio sobre o sexo oposto e se sentir aceito pelo meio. O meio corrompido contribui também com o domínio da sensualidade, da pornografia, etc. Como o homem é atraído pelo que vê fica fácil se influenciar pelo forte apelo visual que hoje é exercido sobre a sociedade.
A jovem, por sua vez, sofre forte influência de suas carências não supridas ou mal supridas. A figura paterna exerce papel preponderante para isso. A alma se torna vulnerável a qualquer demonstração de cuidado, zelo, interesse, carinho. O homem usa suas estratégias para conquistar, e muitas jovens são enganadas, caem na ilusão porque seus ouvidos são extremamente sensíveis à palavras de romantismo, que oferecem amor e consideração. A mulher se sente segura quando um homem lhe propõe amor, carinho e cuidado. E quando se está encantando ou apaixonado, a armadilha fica a apenas um passo.

Tal Condição Promove Algumas Atitudes Nocivas
• Possessividade – A pessoa se sente dona da outra. Mesmo sem ter compromisso, ela começa a cobrar posturas. Quer controlar a vida do outro, quer saber de tudo, quer fazer algumas proibições e com isso acaba fazendo chantagens para manipular e atrair a atenção.
• Ciúmes – É um sentimento que mostra desequilíbrio. É quando a pessoa quer exclusividade. Não confia, tem medo de perder. Não confia porque sua auto-estima está afetada. É claro, não confia que Deus vai fazer acontecer as coisas, então tenta de toda forma segurar o outro com suas exigências, ataques de ira, etc.
• Rebeldia – Não ouve os líderes, nem os pais. Segue seus sentimentos e não a razão. Desobedece porque está entorpecido com o sentimento e deixa que seus argumentos lhe dominem.
• Precipitação – Toma atitudes precipitadas. Não considera a estrutura necessária para assumir um relacionamento de família. Atropela as etapas. Não consegue o tempo necessário para conhecer a pessoa pelo que ela é.
• Considera apenas o exterior – É influenciado pela beleza externa e não interna. Está considerando apenas o modelo do corpo, da aparência, e não o modelo espiritual.
• Desejo de estar sempre junto – Perde a sobriedade e o equilíbrio. Quer estar o tempo todo junto, liga o tempo todo, escreve o tempo todo. É doentio porque mostra que tudo está girando ao redor da pessoa que gosta.
Estas reações são próprias de quem está escravizado pelo sentimento. Paulo diz: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. (II Co.10:4,5). As armas são para serem usadas primeiramente dentro de nós mesmos para levar todo pensamento à obediência de Cristo. Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração. Quando o coração está o tempo todo numa pessoa, é sinal que ela se tornou o nosso deus. Isso é idolatria!

Conseqüências do Encantamento
• Isolamento – Os jovens se isolam dos demais. Esquecem-se de que existem outros irmãos para se relacionar, que precisam de amigos. Muitos desprezam amizades e depois, quando precisam, não encontram alguém com quem possam se abrir.
• Baixo rendimento – O trabalho e os estudos são afetados. As notas baixam, o trabalho não rende, a produtividade cai. Isso afeta a disciplina, a atenção e o cuidado com coisas que são essenciais para a vida.
• Ministério infrutífero – O mesmo se observa no ministério. Muitos, por causa disso, perdem discípulos, células, tudo porque suas atenções estão demasiadamente voltadas para uma só pessoa. Isso revela egoísmo e exclusivismo.
Só aquele que é curado é que pode ser dominado pelo Espírito para não cair na armadilha de sua própria alma. Toda vontade humana, quando colocada em prática, traz maldição. Toda vontade divina traz bênção e prosperidade. A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl.6:7).
Muitos jovens têm sofrido sérias conseqüências de suas atitudes contrárias à vontade de Deus. A alma precisa ser dominada pelo Espírito. É na fase da juventude que as maiores decisões da vida são tomadas. E é justamente nessa mesma fase que somos mais imaturos e vulneráveis. Por isso é que temos líderes, pais naturais e espirituais sobre nós, para nos orientarem e conduzirem. Deus estabeleceu o princípio de liderança e autoridade justamente para isso, para que não caíssemos no erro de seguir nossas próprias opiniões. Mas o que prevalece é a palavra de Deus sempre. O salmista diz: “Sou mais prudente do que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Sl.119:100).

O Corpo
A Bíblia diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Co.3:16). Aonde o nosso corpo vai ele conduz a presença do Espírito de Deus. Ele também deve ser santificado (I Ts.5:23). Ele deve ser oferecido como sacrifício vivo (Rm.12:1).
Mas o corpo segue os comandos da alma. Ele tem seus impulsos naturais, é atraído pelo sexo oposto. Até aí este não é o problema. A atração emocional e física é algo normal, pois fomos feitos assim. Mas Deus também nos ensinou como administrar, como usar tudo isso. Se o Seu Espírito está em nós, governando nossa alma, governa também nosso corpo. Todo aquele que segue as impressões da sua alma e os impulsos do seu corpo colhem maldição. Pecado significa “errar o alvo”. Quando se erra o alvo, as conseqüências sempre aparecem! Deus não se alegra em ver Seus filhos, criados a imagem e semelhança Sua, viverem a desgraça e a maldição.
Neste aspecto somos também desafiados a uma decisão. Assim como decidimos alimentar o espírito, também decidimos alimentar a carne. É claro que, se você alimentar mais a carne, ou a alma, seu corpo físico ficará vulnerável e você vai seguir seus comandos.
Como é importante alimentarmos nosso interior com a comida correta! A alma gosta de lixo. Estamos vivendo num mundo extremamente poluído. Hoje precisamos fazer uma seleção rígida daquilo que vamos comer. Alguns ficam pensando como podem ter caído em algum pecado. É porque deram legalidade, abriram portas, alimentaram a alma. E isso começa no pensamento, na alma. Não existe escorregão!
Todo pecado é premeditado. A ociosidade é um dos principais responsáveis por levarmos o corpo a pecar. Mente vazia é oficina do diabo. Precisamos ocupar o tempo, e ocupá-lo com coisas úteis. Quanto tempo é gasto em frente à televisão, no cinema, com DVD’s de filmes, que, em sua grande maioria, trazem cenas que envergonham e entristecem o Espírito que está em nós! A mente vai absorvendo tudo isso. Fica gravado no subconsciente, e no momento exato aflora.

Como o Pecado é Concebido
Tiago diz: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg. 1:14-15). O pecado é como uma concepção. A cobiça está em todo ser humano, porquanto é própria da carne. Mas ela, sozinha, não produz efeito. Quando, porém, é atraída e recebida pela vontade, pelo poder de decisão que todos temos, e damos liberdade a ela, então o pecado é concebido. Logo depois ele é gerado, nasce, é externado, se torna prático. Todo pecado, antes de ser cometido no corpo, é gerado na alma. E, como sabemos, o salário do pecado é a morte.
A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl.6:7-8). Quando semeamos no espírito, colhemos vida, quando semeamos na carne, colhemos morte, corrupção. Tudo depende de onde e de quanto estamos semeando.

Quando Devemos Fugir?
Paulo diz que a maneira de agradar a Deus é andando em santificação (I Ts.4:1-8). Nosso corpo deve ser conservado em santificação e honra. Não devemos seguir o desejo da lascívia. Isto é sensualidade, sedução, provocação através do corpo. Por isso, mais a frente ele fala de não defraudarmos nosso irmão (v.6). Defraudar significa provocar desejos, atrair de forma sedutora.
Tanto homens como mulheres têm suas maneiras de provocar a lascívia. Só quem tem consciência de santidade é que vai evitar certas atitudes e palavras. Todo jovem que assume um compromisso dentro da vontade de Deus sabe até onde ir. O problema é quando seu espírito não esta alimentado; quando sua alma está governando, entorpecida pelos pensamentos e sentimentos lascivos. Por isso, quando dois jovens pecam, é claro que tudo já estava planejado! A cobiça foi concebida na alma. A Bíblia diz: “... resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Mas da impureza, o apóstolo Paulo diz: “Fugi da impureza”. Em algumas traduções diz: “Fugi da prostituição” (I Co.6:18). Se temos uma atitude a tomar é fugir. Alguns pensam que são super resistentes, e depois, por não vigiarem, caem como patinhos na armadilha do diabo.
A masturbação é outra forma de prostituição. Quando alguém se masturba está fantasiando com alguém, e isso é adultério, prostituição ou fornicação, segundo Jesus (Mt.5:28). A masturbação já é o resultado do pecado concebido na alma.

Atitudes para Fugir da Impureza
• Nunca fique sozinho com a pessoa de quem você gosta. Por exemplo, viagens, lugares isolados, etc.
• Nunca vá a casa dele ou dela se os pais não estiverem. Fuja dessa oportunidade que o diabo está abrindo;
• Nunca durma na casa dele ou dela. Evite a intimidade exagerada;
• Moças, cuidado com o tipo de vestimenta. As roupas sensuais são provocantes e fazem o rapaz “viajar”. Seja sóbria e não tente entender “por que”. Homem é homem, mulher é mulher!
• Rapazes, cuidado com as palavras, com os assuntos e com a maneira de falar as coisas. O corpo feminino responde a palavras e toques.
• Cuidado com os toques. Eles pedem cada vez mais. O beijo é um tipo de relação sexual. Ele estimula o desejo físico. Todos os que têm o Espírito Santo sabem muito bem o que um beijo provoca e como o Espírito se sente. É simplesmente uma escolha!
• Cuidado com as associações da alma, com os laços de alma. Intimidades com pessoas que você sabe não se encaixarem com a vontade de Deus. Quem não compactua da mesma fé, a Bíblia diz que é associação com trevas (II Co.6:14). Não pode haver casamento se não houver, antes, unidade de espírito. Não se envolva em sentimentos com pessoas que não temem a Deus. Com certeza, para eles, o sexo é a primeira coisa!
• Cuidado com relacionamentos e intimidades com pessoas já comprometidas ou casadas. Esse tipo de sentimento nem precisa perguntar se é da vontade de Deus. Descarte imediatamente, fuja, subjugue tal desejo, porque Deus jamais aprova.
A Fórmula de Deus para Dominar o Corpo

O salmista diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl.119:9-11). A palavra de Deus é a primeira arma contra a impureza. Quando nos alimentamos dela somos fortalecidos. Agora, os que vivem em frente à televisão, ou lendo revistas e livros mundanos, assistindo filmes recheados de sensualidade e pornografia, como podem se manter puro? Se você ler a Bíblia e orar todos os dias, mas mesmo assim, poluir sua mente com outras coisas, o que vai prevalecer?
• Não fique ocioso, trabalhe, faça alguma atividade. Pode não ter emprego, mas trabalho sempre tem. Faça uma atividade física, se tiver tempo ocioso. Faça algum curso, alguma especialização.
• Envolva-se com o reino de Deus. Não perca o seu tempo com coisas que não edificam. Tudo tem um limite! O lazer, a descontração são importantes e necessários, mas na dose certa e no tempo certo. Quantas horas você gasta no computador, na internet, no Messenger, no shopping?
Encha-se do Espírito através da palavra e da oração todos os dias. No restante do tempo evite poluir a sua mente com o que vê, lê e escuta. Fuja da corrupção, das conversas sujas, das propostas impuras e malignas. Em substituição viva a Visão, ganhe vidas, faça discípulos, consolide, preocupe-se com elas. Deixe de ser egoísta. Uma desculpa freqüente é que não há tempo. Isso é uma grande mentira! O tempo existe sim, só é preciso usá-lo da forma correta, envolvendo-se no reino de Deus.

Conclusão

Manter-se puro no corpo é um grande desafio, mas não é impossível, desde que essa pureza comece no interior, do espírito para a alma. Fazendo as coisas da forma correta, vamos colher os resultados. Querer viver a pureza no corpo sem atentar para o espírito e sem buscar o recurso espiritual é impossível. Santidade e pureza, só na unção! E a unção não se recebe só num Congresso, ou num Encontro, ela precisa ser renovada todos os dias. A cruz precisa ser levada todos os dias, como Jesus nos ensinou. Assim, subjugaremos a carne e venceremos todas as batalhas em nome de Jesus! Amém!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ele vê o gigante; mas ele vê Deus com nitidez ainda maior...


Mas o que estou dizendo para você? Você conhece Golias.
Você reconhece o andar dele e recua diante de suas palavras.

A pergunta é: ele é tudo o que você vê?
"Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: 'O que receberá o homem
que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?'" (17:26).

Davi aparece falando sobre Deus. Os soldados nada mencionaram sobre ele, os irmãos nunca falaram seu nome, mas Davi entra em cena e levanta a questão do Deus vivo. Ele faz o mesmo com o rei Saul: não joga conversa fora falando sobre a batalha ou fazendo perguntas sobre as chances de vitória. Ele traz somente um recado de Deus: "O SENHOR que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu" 17:37).
Ele continua o assunto com Golias. Em resposta ao escárnio do gigante, o jovem pastor diz: Você vem contra mim com espada, lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o SENHOR concede vitória; pois a batalha é do SENHOR, e ele entregará todos vocês em nossas mãos (17:45-47).

Ninguém mais fala sobre Deus. Davi não fala sobre outra coisa senão em Deus.
Um enredo secundário surge na história. Mais do que "Davi versus Golias", esse enredo passa a ser "o foco em Deus versus o foco no gigante". Davi vê o que os outros não vêem e se recusa a ver o que os outros vêem. Todos os olhos, exceto os de Davi, voltam-se para o brutal grandalhão que irradia ódio. Todas as bússolas, menos a de Davi, estão fixadas na estrela polar do filisteu. Todos os jornais, menos o de Davi, descrevem, dia após dia, a terra daquele homem pré-histórico. As pessoas sabem de seus insultos, de suas exigências, de seu tamanho e de seu andar altivo. Todos eram especializados em Golias.
Davi é especialista em Deus. Como você pode imaginar, ele vê o gigante; mas ele vê Deus com nitidez ainda maior.

Heróis silenciosos...


Heróis silenciosos ponteiam o panorama de nossa sociedade.
Não usam faixas nem beijam troféus; usam babadouros e beijam
feridas. Não estão nas manchetes, mas aparecem nos rodapés, nas
linhas gerais e nas linhas laterais. Você não encontrará o nome
deles na pequena lista do prêmio Nobel, mas nas listas de sala de
aula, do "transporte solidário" e de professores da Bíblia.

São pais, tanto de sangue como de gestos, de nome e de
datas especiais. Heróis. Programas jornalísticos não os chamam.
Mas tudo bem. Porque seus filhos os chamam... Eles os chamam
de mãe. Eles os chamam de pai. E essas mães e pais, mais valiosos
que todos os executivos e legisladores do oeste do Mississipi, em
silêncio, unem o mundo.

Esteja entre eles. Leia livros para seus filhos. Jogue bola se
puder, e eles querem que você faça isso. Tenha por objetivo assistir
a todos os jogos que eles jogarem, ler todas as histórias que
escreverem, ouvir todos os recitais em que se apresentarem.

Filhos soletram amor com cinco letras:T-E-M-P-O. Não só
tempo de qualidade, mas tempo à toa, tempo ocioso, qualquer
tempo, todo o tempo. Seus filhos não são seu passatempo; são seu
chamado.


By Max Lucado in Derrubando Gigantes