Namoro Não!
A palavra “namorar” significa “cortejar”, “galantear”, “ficar encantado”, e também “desejar”, “possuir”, “cobiçar”.
No conceito do mundo hoje é bem sabido que namorar é desenvolver um relacionamento de intimidade sexual, sem qualquer tipo de compromisso, sem nenhuma preocupação com a pessoa em si, mas com aquilo que ela pode dar de prazer. Alguns podem questionar, mas essa é a verdade. A prova é a curtíssima duração dos relacionamentos, ou seja, até o ponto que podem trazer alguma vantagem.
Para alguém que tem a natureza de Cristo em si mesmo, essa postura não se aplica de forma alguma. Um discípulo não procura alguém para namorar ou namoricar, mas para ser seu cônjuge. Este termo deve ser completamente banido do nosso meio!
O Espírito
Antes, porém, de falarmos sobre sentimentos, emoções e cobiça da carne, temos que falar sobre espírito. Somos formados espírito, alma e corpo. E, como tudo o que Deus faz é nessa seqüência, de dentro para fora, vamos falar primeiramente do espírito.
Quem não recebe a compreensão do Espírito de Deus, não consegue, de forma alguma, andar de acordo com a Sua vontade. Não vivemos debaixo de lei. Paulo diz em Cl.2:20–23 que toda ordenança não tem valor algum contra a sensualidade!
Religião? Já era!
Proibição faz parte de religião. E nós já fomos libertos dela! Somos livres. Jesus veio para nos libertar de todo jugo de religiosidade, de regras, leis, mandamentos de homens. Ele veio escrever as leis em nossos corações (Jr.31:33). Quem não passa por esse mistério jamais pode viver o padrão da palavra de Deus.
Muitos jovens entram para a igreja “clube social”, ou seja, um lugar onde podem ter amizades, relacionamentos com pessoas que gostam, enfim, a sua turma. Tais pessoas não têm forças para encarar os conflitos da sua própria alma. Vivem em constantes conflitos não resolvidos. Não fazem certas coisas porque se sentem proibidos, vigiados, estão debaixo do “não pode”, “minha religião não permite”, “meu líder não deixa”, “meu pastor vai me ver aqui”, etc.
Ser Livre é Poder Escolher
Hoje todo o sistema maligno que nos cerca vem com uma pressão enorme que contraria completamente os padrões de Deus. O Diabo quer nos fazer pensar que não é possível viver o padrão da Sua palavra. As pessoas ao nosso redor, as imagens e sons que nos cercam, os ensinos humanistas que tentam nos impor, tudo consiste em: “faça tudo o que você tiver vontade”, “viva o prazer”, “viva o aqui e agora”, “aproveite a vida”, etc. Quando alguém se diferencia, passa a ser motivo de riso e zombaria, tudo porque se destaca recusando-se a viver o que todo mundo vive. As pessoas são influenciadas pela maioria. Mas no reino de Deus uma minoria se destaca no meio de uma maioria que quer ditar as regras de conduta. Essa maioria (por enquanto) pressiona de todos os meios para que a multidão faça sempre as mesmas coisas. É o caminho largo, a porta espaçosa que Jesus Se referiu. A multidão frenética empurra todos a que façam aquilo que agrada a carne e ao Diabo.
Essa multidão influenciável é aquela que ainda não nasceu do espírito. Não tem a vontade de Deus dentro de si. Só tem uma vontade, a sua própria. O Diabo roubou o livre arbítrio e passou a manipular a humanidade. Aquilo que as pessoas pensam que é liberdade é, na verdade, escravidão. O escravo é aquele que não tem escolha, que faz o que é mandado. Os que não nasceram do espírito não tem escolha, fazem o que todo mundo faz, são totalmente influenciados pelo sistema dominado por Satanás. Mas eles pensam que é só isso, que não tem outro caminho, que não há opção.
Deus, porém, quer restituir o poder de escolha. Só Jesus é que pode restaurar e devolver o poder de decisão. Ele quer nos dar revelação da Sua vontade, do Seu projeto original, do Seu plano tremendo para toda a humanidade.
É Preciso Nascer de Novo
Jesus disse a Nicodemos: “é preciso nascer de novo” (Jo.3). É nascer do espírito. Jesus falou em nascer da água e do espírito. A água fala de purificação, que vem pelo arrependimento. Essa atitude atrai a presença do Espírito Santo em nosso espírito para que a natureza de Deus Se manifeste em nós. O que precisamos é uma mudança de natureza. É deixar a natureza humana, carnal, e receber a natureza divina. Pedro diz que fomos regenerados pela palavra de Deus, que é eterna (I Pe.1:23). É ela que nos dá a vida eterna. A natureza de Deus em nós é o primeiro passo para andar na Sua vontade. Do contrário é remar contra a maré. Viver na prática do pecado é sinal de que não houve novo nascimento (I Jo.3:8,9).
O novo nascimento é um mistério, assim como o vento (Jo.3:8). O vento é também símbolo do Espírito Santo. É Ele quem promove. É algo sobrenatural. Nossa parte é morrer, é arrependimento, é uma volta para Ele.
Sem resolvermos o problema na raiz não podemos tratar das conseqüências. É a causa o alvo da nossa atenção. A quem você está querendo agradar? A homens ou a Deus? Por que você faz o que faz? Você age por convicção ou faz porque os outros fazem? Você está na igreja porque aqui estão seus amigos e tenta dar uma impressão de convertido só para não perdê-los? Se todos desistissem, você continuaria firme na fé? A mesma atitude de alguém no mundo pode ser a de alguém na igreja. Faz, não por convicção, por mudança de natureza, mas porque a maioria faz. É tempo e nascer de novo, experimentar uma mudança de dentro para fora. Amém!
A Alma
A alma é a sede das nossas emoções, vontades, sentimentos e desejos. É o estágio intermediário. Interpõe-se entre o espírito e a carne (corpo). O nosso grande desafio é permitir que o Espírito flua através de nós para que sejamos bênção na vida de outros. A alma é o meio pelo qual as virtudes de Deus podem fluir. Se ela está bloqueada, não podemos ver esse fluir.
Jesus disse que o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt.26:41). Quando a Bíblia fala de carne, não está falando apenas de corpo, mas de alma e corpo, porquanto a carne segue os comandos da alma, da mente, das vontades. É na alma que o nosso inimigo investiu durante o tempo em que vivíamos na carne, ou seja, quando ainda não tínhamos nascido de novo. Nela ele formou fortalezas e feridas. A santificação nada mais é do que o processo de cura e libertação da alma. Quanto mais curados e libertos, mais fluiremos na unção e na conquista.
Assim, podemos entender que se a alma é afetada, bloqueada, travada, não podemos andar no propósito de Deus. O inimigo tenta de todas as formas impedir que sejamos livres na alma. Por isso existem muitos “crentes” que não conquistam, que estão sempre do mesmo jeito, sem ânimo, sem alegria, sem crescimento espiritual.
O sentimento
Nos jovens, principalmente, o Diabo tenta afetar a área do sentimento. O sentimento sempre surge na alma. Então é próprio de todo ser humano. Somos formados por Deus com uma alma, ou seja, uma personalidade, que tem suas preferências, gostos, emoções! O sentimento em si é próprio de todos, e não há nada de errado nisso. Diríamos que é algo neutro enquanto apenas sentimento. O problema está em como vamos lidar com o sentimento. Todos estão sujeitos aos mais diversos tipos de sentimentos. É natural que sejamos atraídos pelo sexo oposto. Na adolescência e na juventude principalmente os sentimentos afloram, pois é o período em que o corpo e as emoções reagem aos estímulos externos nessa área.
Acontece que o humanismo tem sua filosofia hedonista, que ensina que o ser humano deve viver para o seu prazer. Ele não deve lhe negar nenhum prazer, nenhuma vontade. Coloca o homem como o centro de tudo, desconsiderando completamente a vontade de Deus. A nossa alma é por natureza hedonista, egoísta, ególatra, porque é corrompida. Ela nunca vai se converter. Por isso é que ela precisa morrer. Jesus disse que, para sermos discípulos, devemos tomar a cruz, que significa fazer morrer a nossa própria vontade para então nos apropriamos da vontade de Deus.
A vontade do homem é uma e a de Deus é outra. Os caminhos dEle não são os nossos e os pensamentos dEle também não (Is.55:8,9). Aquele que nasce do Espírito, não está mais voltado para satisfazer suas vontades, mas a vontade de Deus. É uma renúncia, uma rendição por saber que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm.12:1,2). Sem esta certeza ninguém vai se submeter à vontade de Deus. Por isso que o justo vive por fé. Se esperarmos primeiro acontecer para então obedecermos, não vamos experimentar, porque só experimentamos se decidirmos viver na vontade dEle.
O problema é que os sentimentos são fortes demais. As emoções exercem uma influência muito grande sobre todos nós. Não podemos negá-las, mas podemos subjugá-las quando não são convenientes e quando não se associam com os princípios de Deus. O sentimento é do homem, o Espírito é de Deus. Isso quer dizer que Deus não aprova sentimentos? De maneira nenhuma, porém, nem todo sentimento concorda com o que a palavra diz. Na verdade devemos entender que o sentimento é secundário ao Espírito. Assim, sentimento nunca deve ser a condição única a ser considerada para firmar um compromisso. Quando surge o sentimento ele deve ser levado ao altar de Deus para que Ele dê a resposta se deve ser levado adiante ou não. Assim coloca-se a vontade do Espírito em primeiro lugar e não o da alma.
A paixão e o encantamento
Tem ocasiões em que o sentimento se torna doentio. É uma paixão ou encantamento. Paixão significa “sentimento forte como o amor, o ódio”. Assim nem sempre será algo positivo. É um sentimento forte! O encantamento já significa “sedução”, “feitiçaria”, algo sobrenatural! Existem espíritos de encantamentos que agem na alma das pessoas. São prisões na alma, fortalezas habitadas pelo inimigo para trazer argumentos nas vidas e impedir que sejam abençoadas. É preciso fazer cair essas fortalezas.
A paixão ou encantamento, que denuncia enfermidades e prisões da alma, tem suas raízes e causas. Certamente estão ligadas às carências, rejeição, ausência paterna e materna, lares desestruturados, falta de amor no lar, etc.
O rapaz é, principalmente, influenciado pela necessidade de auto-afirmação. Ele quer provar sua masculinidade, seu poder de sedução. Ele quer, de forma inconsciente, exercer domínio sobre o sexo oposto e se sentir aceito pelo meio. O meio corrompido contribui também com o domínio da sensualidade, da pornografia, etc. Como o homem é atraído pelo que vê fica fácil se influenciar pelo forte apelo visual que hoje é exercido sobre a sociedade.
A jovem, por sua vez, sofre forte influência de suas carências não supridas ou mal supridas. A figura paterna exerce papel preponderante para isso. A alma se torna vulnerável a qualquer demonstração de cuidado, zelo, interesse, carinho. O homem usa suas estratégias para conquistar, e muitas jovens são enganadas, caem na ilusão porque seus ouvidos são extremamente sensíveis à palavras de romantismo, que oferecem amor e consideração. A mulher se sente segura quando um homem lhe propõe amor, carinho e cuidado. E quando se está encantando ou apaixonado, a armadilha fica a apenas um passo.
Tal Condição Promove Algumas Atitudes Nocivas
• Possessividade – A pessoa se sente dona da outra. Mesmo sem ter compromisso, ela começa a cobrar posturas. Quer controlar a vida do outro, quer saber de tudo, quer fazer algumas proibições e com isso acaba fazendo chantagens para manipular e atrair a atenção.
• Ciúmes – É um sentimento que mostra desequilíbrio. É quando a pessoa quer exclusividade. Não confia, tem medo de perder. Não confia porque sua auto-estima está afetada. É claro, não confia que Deus vai fazer acontecer as coisas, então tenta de toda forma segurar o outro com suas exigências, ataques de ira, etc.
• Rebeldia – Não ouve os líderes, nem os pais. Segue seus sentimentos e não a razão. Desobedece porque está entorpecido com o sentimento e deixa que seus argumentos lhe dominem.
• Precipitação – Toma atitudes precipitadas. Não considera a estrutura necessária para assumir um relacionamento de família. Atropela as etapas. Não consegue o tempo necessário para conhecer a pessoa pelo que ela é.
• Considera apenas o exterior – É influenciado pela beleza externa e não interna. Está considerando apenas o modelo do corpo, da aparência, e não o modelo espiritual.
• Desejo de estar sempre junto – Perde a sobriedade e o equilíbrio. Quer estar o tempo todo junto, liga o tempo todo, escreve o tempo todo. É doentio porque mostra que tudo está girando ao redor da pessoa que gosta.
Estas reações são próprias de quem está escravizado pelo sentimento. Paulo diz: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. (II Co.10:4,5). As armas são para serem usadas primeiramente dentro de nós mesmos para levar todo pensamento à obediência de Cristo. Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração. Quando o coração está o tempo todo numa pessoa, é sinal que ela se tornou o nosso deus. Isso é idolatria!
Conseqüências do Encantamento
• Isolamento – Os jovens se isolam dos demais. Esquecem-se de que existem outros irmãos para se relacionar, que precisam de amigos. Muitos desprezam amizades e depois, quando precisam, não encontram alguém com quem possam se abrir.
• Baixo rendimento – O trabalho e os estudos são afetados. As notas baixam, o trabalho não rende, a produtividade cai. Isso afeta a disciplina, a atenção e o cuidado com coisas que são essenciais para a vida.
• Ministério infrutífero – O mesmo se observa no ministério. Muitos, por causa disso, perdem discípulos, células, tudo porque suas atenções estão demasiadamente voltadas para uma só pessoa. Isso revela egoísmo e exclusivismo.
Só aquele que é curado é que pode ser dominado pelo Espírito para não cair na armadilha de sua própria alma. Toda vontade humana, quando colocada em prática, traz maldição. Toda vontade divina traz bênção e prosperidade. A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl.6:7).
Muitos jovens têm sofrido sérias conseqüências de suas atitudes contrárias à vontade de Deus. A alma precisa ser dominada pelo Espírito. É na fase da juventude que as maiores decisões da vida são tomadas. E é justamente nessa mesma fase que somos mais imaturos e vulneráveis. Por isso é que temos líderes, pais naturais e espirituais sobre nós, para nos orientarem e conduzirem. Deus estabeleceu o princípio de liderança e autoridade justamente para isso, para que não caíssemos no erro de seguir nossas próprias opiniões. Mas o que prevalece é a palavra de Deus sempre. O salmista diz: “Sou mais prudente do que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Sl.119:100).
O Corpo
A Bíblia diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Co.3:16). Aonde o nosso corpo vai ele conduz a presença do Espírito de Deus. Ele também deve ser santificado (I Ts.5:23). Ele deve ser oferecido como sacrifício vivo (Rm.12:1).
Mas o corpo segue os comandos da alma. Ele tem seus impulsos naturais, é atraído pelo sexo oposto. Até aí este não é o problema. A atração emocional e física é algo normal, pois fomos feitos assim. Mas Deus também nos ensinou como administrar, como usar tudo isso. Se o Seu Espírito está em nós, governando nossa alma, governa também nosso corpo. Todo aquele que segue as impressões da sua alma e os impulsos do seu corpo colhem maldição. Pecado significa “errar o alvo”. Quando se erra o alvo, as conseqüências sempre aparecem! Deus não se alegra em ver Seus filhos, criados a imagem e semelhança Sua, viverem a desgraça e a maldição.
Neste aspecto somos também desafiados a uma decisão. Assim como decidimos alimentar o espírito, também decidimos alimentar a carne. É claro que, se você alimentar mais a carne, ou a alma, seu corpo físico ficará vulnerável e você vai seguir seus comandos.
Como é importante alimentarmos nosso interior com a comida correta! A alma gosta de lixo. Estamos vivendo num mundo extremamente poluído. Hoje precisamos fazer uma seleção rígida daquilo que vamos comer. Alguns ficam pensando como podem ter caído em algum pecado. É porque deram legalidade, abriram portas, alimentaram a alma. E isso começa no pensamento, na alma. Não existe escorregão!
Todo pecado é premeditado. A ociosidade é um dos principais responsáveis por levarmos o corpo a pecar. Mente vazia é oficina do diabo. Precisamos ocupar o tempo, e ocupá-lo com coisas úteis. Quanto tempo é gasto em frente à televisão, no cinema, com DVD’s de filmes, que, em sua grande maioria, trazem cenas que envergonham e entristecem o Espírito que está em nós! A mente vai absorvendo tudo isso. Fica gravado no subconsciente, e no momento exato aflora.
Como o Pecado é Concebido
Tiago diz: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg. 1:14-15). O pecado é como uma concepção. A cobiça está em todo ser humano, porquanto é própria da carne. Mas ela, sozinha, não produz efeito. Quando, porém, é atraída e recebida pela vontade, pelo poder de decisão que todos temos, e damos liberdade a ela, então o pecado é concebido. Logo depois ele é gerado, nasce, é externado, se torna prático. Todo pecado, antes de ser cometido no corpo, é gerado na alma. E, como sabemos, o salário do pecado é a morte.
A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl.6:7-8). Quando semeamos no espírito, colhemos vida, quando semeamos na carne, colhemos morte, corrupção. Tudo depende de onde e de quanto estamos semeando.
Quando Devemos Fugir?
Paulo diz que a maneira de agradar a Deus é andando em santificação (I Ts.4:1-8). Nosso corpo deve ser conservado em santificação e honra. Não devemos seguir o desejo da lascívia. Isto é sensualidade, sedução, provocação através do corpo. Por isso, mais a frente ele fala de não defraudarmos nosso irmão (v.6). Defraudar significa provocar desejos, atrair de forma sedutora.
Tanto homens como mulheres têm suas maneiras de provocar a lascívia. Só quem tem consciência de santidade é que vai evitar certas atitudes e palavras. Todo jovem que assume um compromisso dentro da vontade de Deus sabe até onde ir. O problema é quando seu espírito não esta alimentado; quando sua alma está governando, entorpecida pelos pensamentos e sentimentos lascivos. Por isso, quando dois jovens pecam, é claro que tudo já estava planejado! A cobiça foi concebida na alma. A Bíblia diz: “... resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Mas da impureza, o apóstolo Paulo diz: “Fugi da impureza”. Em algumas traduções diz: “Fugi da prostituição” (I Co.6:18). Se temos uma atitude a tomar é fugir. Alguns pensam que são super resistentes, e depois, por não vigiarem, caem como patinhos na armadilha do diabo.
A masturbação é outra forma de prostituição. Quando alguém se masturba está fantasiando com alguém, e isso é adultério, prostituição ou fornicação, segundo Jesus (Mt.5:28). A masturbação já é o resultado do pecado concebido na alma.
Atitudes para Fugir da Impureza
• Nunca fique sozinho com a pessoa de quem você gosta. Por exemplo, viagens, lugares isolados, etc.
• Nunca vá a casa dele ou dela se os pais não estiverem. Fuja dessa oportunidade que o diabo está abrindo;
• Nunca durma na casa dele ou dela. Evite a intimidade exagerada;
• Moças, cuidado com o tipo de vestimenta. As roupas sensuais são provocantes e fazem o rapaz “viajar”. Seja sóbria e não tente entender “por que”. Homem é homem, mulher é mulher!
• Rapazes, cuidado com as palavras, com os assuntos e com a maneira de falar as coisas. O corpo feminino responde a palavras e toques.
• Cuidado com os toques. Eles pedem cada vez mais. O beijo é um tipo de relação sexual. Ele estimula o desejo físico. Todos os que têm o Espírito Santo sabem muito bem o que um beijo provoca e como o Espírito se sente. É simplesmente uma escolha!
• Cuidado com as associações da alma, com os laços de alma. Intimidades com pessoas que você sabe não se encaixarem com a vontade de Deus. Quem não compactua da mesma fé, a Bíblia diz que é associação com trevas (II Co.6:14). Não pode haver casamento se não houver, antes, unidade de espírito. Não se envolva em sentimentos com pessoas que não temem a Deus. Com certeza, para eles, o sexo é a primeira coisa!
• Cuidado com relacionamentos e intimidades com pessoas já comprometidas ou casadas. Esse tipo de sentimento nem precisa perguntar se é da vontade de Deus. Descarte imediatamente, fuja, subjugue tal desejo, porque Deus jamais aprova.
A Fórmula de Deus para Dominar o Corpo
O salmista diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl.119:9-11). A palavra de Deus é a primeira arma contra a impureza. Quando nos alimentamos dela somos fortalecidos. Agora, os que vivem em frente à televisão, ou lendo revistas e livros mundanos, assistindo filmes recheados de sensualidade e pornografia, como podem se manter puro? Se você ler a Bíblia e orar todos os dias, mas mesmo assim, poluir sua mente com outras coisas, o que vai prevalecer?
• Não fique ocioso, trabalhe, faça alguma atividade. Pode não ter emprego, mas trabalho sempre tem. Faça uma atividade física, se tiver tempo ocioso. Faça algum curso, alguma especialização.
• Envolva-se com o reino de Deus. Não perca o seu tempo com coisas que não edificam. Tudo tem um limite! O lazer, a descontração são importantes e necessários, mas na dose certa e no tempo certo. Quantas horas você gasta no computador, na internet, no Messenger, no shopping?
Encha-se do Espírito através da palavra e da oração todos os dias. No restante do tempo evite poluir a sua mente com o que vê, lê e escuta. Fuja da corrupção, das conversas sujas, das propostas impuras e malignas. Em substituição viva a Visão, ganhe vidas, faça discípulos, consolide, preocupe-se com elas. Deixe de ser egoísta. Uma desculpa freqüente é que não há tempo. Isso é uma grande mentira! O tempo existe sim, só é preciso usá-lo da forma correta, envolvendo-se no reino de Deus.
Conclusão
Manter-se puro no corpo é um grande desafio, mas não é impossível, desde que essa pureza comece no interior, do espírito para a alma. Fazendo as coisas da forma correta, vamos colher os resultados. Querer viver a pureza no corpo sem atentar para o espírito e sem buscar o recurso espiritual é impossível. Santidade e pureza, só na unção! E a unção não se recebe só num Congresso, ou num Encontro, ela precisa ser renovada todos os dias. A cruz precisa ser levada todos os dias, como Jesus nos ensinou. Assim, subjugaremos a carne e venceremos todas as batalhas em nome de Jesus! Amém!