Daniel 3:4-30
O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, então mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei tinha levantado. E ordenou que quando ouvissem uma musica todos deveriam prostrassem perante a estátua. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Mas chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus, de não se prostrarem perante a estátua. Falaram assim:.
"Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste."(v. 12)
O rei ficou muito irado, e os chamou perguntando: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som [...] espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (v. 14,15)
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: "Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (v. 16-18)
O rei cheio de furor, ordenou que aquecessem a fornalha sete vezes mais, então os jovens foram atados e lançados no fogo ardente, e os homens que carregavam eles para a fornalha morreram, de tão quente que estava a fornalha.
"Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus." (v. 24,25)
Então o rei chamou os, e todos "viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfémia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia." (v. 27-30)
Os moços judeus deram não só um passo de fé, mas foram fieis ao Senhor, mesmo sendo ameaçados de morte. Mesmo com todos contra eles, escolheram não se curvarem perante outro deus, e nem ao menos se esconderam!
Decidiram confiar na aliança que tinham com o Senhor e entregaram suas vidas nas mãos de DEUS, seja para morrer ou para viver. Pois ele criam que havia um único Deus digno de ser louvado e adorado.
Quando esquecemos de nos, quando nosso alvo é ver o nome do Senhor ser exaltado, o nome do Senhor é exaltado e todos vêem que não há outro Deus que possa salvar como o nosso Deus!
Mas enquanto acharmos que tenho direito a algo... bom o nome de Deus não é glorificado.
Sadraque, Mesaque e Abednego eram cativos na Babilónia, estavam longe de suas família, de suas casas, seus nomes foram mudados e muitos eram contra eles (visto que os caldeus denunciaram eles).
E tudo parecia estar dando errado! Será que eles pensaram: "poxa Deus, você poderia ter feito ninguém ver que não nos prostramos. Foi por que não queríamos desonra-lo Senhor". Ao invés disso, mesmo quando foram interrogados, proclamaram sua fé em Deus.
E foram jogados na fornalha! Só que 07 vezes mais quente!
Mas o quarto homem foi em defesa dos seus! E além de ele saírem ilesos, o nome do SENHOR foi exaltado sobre todas as nações!
Penso que a nossa fé e compromisso com Deus deve fazer com que o nome do Senhor seja exaltado, nossa fé não deve ser guardada apenas no coração, mas ser exercida aonde estivermos.
Qual tem sido o decreto sobre nossas vidas que tenta nos fazer adorar a outros deuses?
Amo o livro de Daniel, com certeza é o favorito da bíblia, por mostrar como vencer em meio a circunstâncias duvidosas. Deus me deu parte dessa palavra a uns 4 meses a traz, em um tempo onde eu tinha dúvidas de que realmente sairia ilesa da fornalha. E ainda estou aqui! Sei que em um tempo oportuno o nome do Senhor será exaltado quanto as coisas que tenho vivido, pois realmente não há Deus que possa salvar como este.
"...contigo vou viver eternamente Senhor"