Daniel, Misael, Azarias e Hananias foram levados cativos para Babilônia, pois o rei queria formar um grupo de homens sábios e fortes para lhe servirem em seu governo. Durante três anos o rei ordenou que fossem tratados com as mais finas iguarias e bebidas e que lhes fossem ensinados a cultura e a língua dos caldeus. Porém, Daniel decidiu não se contaminar com as iguarias do rei e nem com o vinho. Isso não era permitido, o rei deu uma ordem de como as coisas deveriam ocorrer. Mas quando agimos conforme a vontade do SENHOR, Ele nos abençoe e vai à frente, e Daniel obedeceu. A bíblia fala que DEUS concedeu misericórdia e compreensão da parte do chefe dos Eunucos perante Daniel, e ele aceitou com que Daniel e os outros se guardassem. E depois tiveram que passar pelo cozinheiro chefe, que não queria dar outro tipo de comida a eles, por ter medo de sofrer alguma retaliação por parte do rei, se os jovens fossem achados mais fracos. Então, Daniel fez um prova com o cozinheiro, e no final de dez dias Daniel e seus companheiros tinha aparência melhor do que dos demais jovens.
Daniel, Misael, Azarias e Hananias durante três anos só comiam legumes e bebiam água. Eu pensei agora, que além de estarem em uma terra distante, os jovens faziam jejum de tantas coisas, só para não se contaminarem.
Daniel poderia ter pensado, poxa DEUS eu já estou aqui, cativo na Babilônia, ainda tenho que abrir mão dessas comidas deliciosas, isso é injusto! Eu deveria ser recompensado de alguma forma por servir ao SENHOR em adversidade. A decisão de não se contaminar com as coisas que não são de DEUS é morte, é renuncia ao prazer, é Cristo ser o primeiro e nada mais importar.
Se Cristo me completa, por que preciso comer tanto? Se Cristo me completa, por que preciso assistir televisão, filmes? Se Cristo me completa, por que preciso de conversas fúteis ou falar mal das pessoas? Se Cristo é tudo em mim, por que não consigo morrer para as coisas que quero? Cristo morreu! E morreu para me salvar, para o pecado não poder me prender hoje... Foi por amor a mim, e não a si mesmo... e foi por decisão e não por que foi empurrado a isso. Ele veio com esse propósito!
Então, qual é meu propósito aqui? Qual é a renuncia, ou melhor, o caminho de renuncia que preciso trilhar para cumprir o propósito que nasceu no coração de DEUS?
Por causa da sua renuncia, Daniel e os outros “Em toda a matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes, mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” (Daniel 1:20)
Penso que quando eles saíram de Israel não tinham em mente o que o SENHOR iria fazer, mas a sua renuncia os levou a passarem a assistir diante do rei, vendo que não havia outros como eles. Todos querem lugares de prestigio, mas todos queremos também morrer para chegar a este lugar? Penso que não. Todo dia é tempo de dizer sim a DEUS e não a nos mesmos, irão existir dias em que eu não vou querer dizer não a mim, mas eu quero que a cada dia mais os “sim” para DEUS sejam em maior numero do que os “não”.
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”
Proverbios 16:9

Nenhum comentário:
Postar um comentário